sexta-feira, 29 de abril de 2011

Por que é bom amamentar depois de 1 ano de idade

pOR QUE É BOM AMAMENTAR DEPOIS DE 1 ANO DE IDADE

- Apesar de a criança já estar obtendo a maioria dos nutrientes de que precisa da comida, o leite materno ainda proporciona uma boa quantidade de calorias, vitaminas, enzimas e substâncias que elevam a imunidade. Estudos mostram que crianças de mais de 1 ano que mamam no peito ficam doentes com menos frequência que as que não são amamentadas.
- A amamentação oferece aconchego e segurança à criança. Em vez de ela ficar mais dependente de você, essa proximidade entre vocês dois a ajuda a conquistar uma maior independência, à medida que se sente mais segura de si, em termos emocionais. Desmamar a criança antes da hora pode torná-la mais apegada, justamente o contrário do que seria de imaginar.
- Quando a criança fica doente, o leite materno é muito mais digerível que qualquer outro alimento, e é uma ótima forma de evitar a desidratação em casos de vômitos e diarréia, você ainda sente que está fazendo alguma coisa concreta para ajudá-la a melhorar. Uma das piores coisas de ver o filho doente é a sensação de impotência.
- Na hora de viajar ou de sair de casa, é bem mais fácil não ter de carregar o leite nem ter de se preocupar em comprá-lo quando chegar. E o aconchego de mamar no peito é excelente para ajudar seu filho a se adaptar melhor a um ambiente estranho.
- Talvez você consiga passar mais tempo sem menstruar, livre de cólicas e da famigerada TPM. Mas não se esqueça de que não dá para confiar na amamentação como meio de evitar uma nova gravidez, principalmente quando a criança já tem mais de 6 meses, e já come outros alimentos. É melhor usar algum outro meio de contracepção, como o preservativo ou uma pílula adequada para o período da amamentação, se você não quer outro bebê agora.
- Desmamar seu filho no momento em que ele dá sinais de que está pronto é um processo mais natural, menos arbitrário. Dar de mamar no peito mesmo depois do primeiro aniversário era um hábito comum no mundo antes da invenção dos leites especiais e fórmulas infantis, e em algumas culturas continua sendo. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda oficialmente que o aleitamento seja mantido até 2 anos de idade ou mais.

POR QUE PODE SER DIFÍCIL AMAMENTAR SEU FILHO DE MAIS DE 1 ANO


- Pessoas que consideram "estranho" dar de mamar a uma criança maiorzinha podem ser indiscretas e até fazer comentários grossos para você. Se você quiser evitar que isso aconteça, talvez tenha que acabar evitando amamentar em público. Não dá para evitar os olhares tortos quando seu filho levanta a sua blusa no meio do supermercado porque está com fome.
- Há pessoas que dizem que fica mais difícil desmamar a criança quando ela é mais velha. Crianças de 2 anos são bastante voluntariosas, portanto é difícil não levar em conta potenciais escândalos ou berreiros porque a mãe não quer dar o peito.
- É claro que você vai conseguir desmamar seu filho quando quiser, mas, se for fazer isso, talvez tenha que apelar a truques como distraí-lo com outros lanchinhos ou com alguma atividade interessante na hora em que ele quiser mamar. O processo pode não ser tão simples, em especial quando a criança passa por alguma fase de estresse, como uma doença, o nascimento dos molares ou uma mudança na escola.
- Existe a possibilidade de a criança recorrer ao seio quando na verdade só está entediada, ou então quer chamar sua atenção. Você pode descobrir outras formas de interagir com seu filho. Nessa idade, as crianças estão loucas para explorar o mundo e precisam de muito estímulo para se desenvolver.
- Dar de mamar grávida é possível, mas para algumas mulheres pode ser física ou emocionalmente difícil.

COMO AMAMENTAR POR MAIS TEMPO SEM ESTRESSE

- Se os comentários maldosos ou olhares tortos a incomodarem, você pode tentar dar de mamar em casa, antes de ir ao parquinho ou ao supermercado. Para algumas mães, o que funciona melhor é determinar horários para as mamadas no peito: de manhã cedinho, antes da soneca de depois do almoço ou na hora de dormir. No resto do tempo, a criança pode beber líquidos em um copo.
- Se você não está nem aí para os outros, aproveite e devolva na lata as perguntas indiscretas que lhe fizerem. "Ela ainda mama no peito?" "Mama." E ponto final. Ou, se alguém perguntar: "Você não vai parar de dar o peito para ele?", responda, por exemplo: "Vou sim, daqui a dez minutos, quando ele estiver satisfeito".
- Você pode criar uma palavra-código, um apelido bonitinho para mamar no peito. Assim vocês não vão chamar tanto a atenção se ele gritar pedindo o "peitinho" ou a "teta" no meio do restaurante.
- Se você está grávida e quer continuar amamentando, prepare-se para enfrentar a redução na sua produção de leite, causada pelas mudanças hormonais do organismo. Mas há mulheres que conseguem dar de mamar tanto ao recém-nascido quanto ao irmão mais velho. Você vai precisar de mais tempo e paciência. E capriche na sua alimentação e no consumo de líquidos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Em defesa da licença-maternidade de 180 dias

Cuidar de nossos filhos é investir no futuro!
Por uma licença-maternidade de 180 dias.
Vamos apoiar essa causa.

http://www.partodoprincipio.com.br/

Iniciando a separação

Um processo difícil para muitas mães e seus bebês é a chamada angústia de separação, que inicia-se por volta dos 8 meses de vida do bebê. Pretendo tratar sobre este assunto no blog através de textos assinados por profissionais do ramo e que darão dicas de como ultrapassar essa fase da melhor forma possível, por hora, segue um poema que descreve com palavras simples a riqueza do processo.

Dos frutos que caem longe

No fundo, é só isso que importa...
A pele na pele, no fundo dos olhos...
O sorriso que paga tudo, compra tudo, me rende e me faz pensar
Se vale mesmo a pena querer cortar o cordão...

Mas que besteira afinal,
Que ultraje mais descabido,
De quem tanto quis cortar o cordão da onde veio
Se ver tão triste por começar a cortar o daquele que se vai...

Mas no fundo a gente sabe
Que quem de nós veio
Desabrocha e brota em outro canto,
Que árvore grande às vezes cobre o sol...

Que maluquice é essa,
De ser árvore que gera e espalha frutos
E se ver, ao mesmo tempo
Tão sozinha de ver cair longe para brotar a sua própria semente?

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ser mãe transformou minha vida!



Qual a sua experiência com a maternidade? Como ela transformou ou transforma sua vida?
Se quiser compartilhar conosco, deixe aqui nos comentários sua mensagem.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Vamos cortar o cabelinho

Um achado para nós que temos bebê pequeno e que sempre precisa cortar o cabelinho é o Funny Hair. Especialistas em cortes e outras coisitchas para os pequenos.
Muito interessante a proposta deles, vale a pena pagar um pouco mais caro e ter o cabelo do seu filho cortado por quem entende do assunto e tem jeito com crianças.

http://www.funnyhair.com.br/

Manuzinha toda toda cortando o cabelo pela segunda vez.

Nossos filhos e a tecnologia

Com a tecnologia em todos os cantos de nossa casa e do mundo, não é de se estranhar que nossos filhos saibam cada vez mais cedo e até melhor que nós usar esses botõezinhos todos.
Mas...isso tudo custa caro né?
E agora, como deixar na mão do bebezinho aquele iPhone novinho que vc acabou de comprar?
Segue abaixo a dica do dia, bem bacana, confiram.


Fonte: Griffin Technology

Como ajudar seu filho a comer melhor

Pensando em ajudar as mães na tarefa de fazer seus filhos comerem melhor, lanço aqui um tópico de alimentação saudável.
Quero postar dicas com essa temática e também pedir sugestões, por favor me ajudem a construir o blog.
Na parte lateral está uma enquete que busca levantar como andam os pequenos na hora de comer.
Bom, é isso, vamos ver no que dá.


domingo, 24 de abril de 2011

Música para meus ouvidos

Em minhas buscas da trilha sonora para o aniversário da Manuela, uma agradável surpresa foi o disco do Patu Fu, Música de brinquedo.
Regravações de grandes sucessos, usando instrumentos especiais e a participação de crianças.
Uma graça!
Baixei na net várias músicas, mas vale muito a pena comprar o cd.
Fonte: Internet

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ahh o Auau

A Manuela simplesmente é alucinada por cães...sai pela rua...Ahh o Auau...Ahh o Auau...
É Auau pra cá, Auau prá lá. Fica na sacada do nosso apartamento gritando para os cachorros que latem para todo lado...rsrs...
E é um barato porque no prédio de frente tem um papagaio que tirou meu sossego quando estava grávida, tentei de todo jeito denunciar o dono do papagaio porque que ele berrava o tempo todo, até tarde e desde cedo...agora é engraçado o papagaio berra de um lado e a Manu grita o Auau do outro.
Em homenagem a Manu, aí vai uma festa de Auaus...moderna, bacanérrima, e que se não pintar nada diferente que me agrade os olhos será o tema da próxima festa dela.
Essa festa foi para uma menina, mas esse tema pode usado para menino também.






Lembram do Cofap? hahaha



Fonte: http://www.leticiaalencar.com.br/

Festa Halloween

Adorei essa festa Halloween, muito fofo o bolo com a bruxinha atrapalhada.







Fonte: http://www.leticiaalencar.com.br/


Jardim Botânico, um passeio imperdível

Disfarçado no meio da cidade grande e entre os famosos Ibirapuera e Zoológico, está o Jardim Botânico de São Paulo, com 360 mil metros abertos a visitação: é linnndo, aconchegando, tranqüilo, com paisagens bucólicas, cantinhos secretos para descansar, ler, fazer piquenique com a família...um programa e tanto.
Tem também um restaurante muito gostoso, enfim, IMPERDÍVEL!!!!
Confira!




Mais detalhes acesse: http://www.ibot.sp.gov.br/jardim/index.php

Bolas de todos os tipos

Um tema super simples e bem divertido de fazer uma festa é o de bolas, dêem só uma olhada!
O legal é que dá para fazer para menino também, nesse caso a festa é de uma menina.

O painel de bolas é um charme

Bolas coloridas para todos os gostos

Bolo enfeitado com bolas

Balões coloridos super charmosos

Para enfeitar a parede bolas de todos os tamanhos e cores

Olhem essas garrafinhas que lindas!

Tecidos de bolinhas

Lembrancinhas
Copinhos com lacinhos de bolinhas

Chapéuzinho com bolinhas


 Fonte: http://www.comerparacrescer.com.br/

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Museu da aviação - TAM

Passeio muito interessante para os pequenos é o Museu da aviação TAM, a 15 km de São Carlos e 250 km de São Paulo, com várias atrações como: a história da Aviação e o Espaço TAM Kids.
Crianças até 6 anos não pagam.




http://www.museutam.com.br/

Carrinho de bebê compacto

Esse carrinho é bem interessante porque fica bem pequeno quando fechado. Os carrinhos são úteis mas convenhamos são uns trambolhos. Achar modelos práticos como esse facilita muito a vida.

Fonte: http://www.quicksmartbaby.com/

terça-feira, 19 de abril de 2011

Blog bacana - Dicas de Turismo

Blog bacana é o da Fernanda Paraguassu, brasileira que vive em Buenos Aires, ela dá dicas interessantes para quem vai com crianças para a capital portenha.

http://buenosairesparaninos.blogspot.com/

Seguindo no ritmo da brincadeira

Viajando para Buenos Aires, não deixem de levar os pequenos no Museo de los Ninõs, diversão garantidíssima para os pequenos.





http://www.museoabasto.org.ar/
  



Para os pequenos se divertirem

Sempre é bom divulgar, assim aproveito o espaço e divulgo o excelente trabalho da Lu Motta e sua equipe do Aprontando Uma, um lugar para os pequenos de 0 a 4 anos aprenderem e se desenvolverem brincando...Eles adooooram!



http://www.aprontandouma.com.br/