As festas de crianças hoje em dia são na sua maioria muito comerciais e sair do óbvio as vezes é difícil.
A artesã Nina Veiga, que trabalha com a influência da Pedagogia Waldorf propõe lembrancinhas originais que são um verdadeiro encanto, como a varinha de dons.
Vale a pena também conhecer seus bonecos e trabalho social.
Abaixo um trecho de uma entrevista de Nina Veiga a revista Pais e Filhos.
Pais e Filhos - Quais as principais diferenças entre uma festa normal e uma Waldorf?
NV - A diferença principal parece estar na simplicidade e na intensidade. A festa de aniversário inspirada na Pedagogia Waldorf gira em torno de uma celebração singela, voltada para o momento especial da criança que aniversaria. Há menos atos de consumo e mais gestos plenos de significado.
Pais e Filhos - As crianças que recebem as lembrancinhas, sabem o que significam?
NV - Todas as lembrancinhas de aniversário são brinquedos saudáveis que podem ser usados naturalmente pelas crianças em seu cotidiano.
Pais e Filhos - Como são feitas as lembrancinhas Waldorf?
NV - São trabalhos de arte manual, confeccionados um a um, buscando valorizar e respeitar o fazer humano.
Pais e Filhos - Tem muita procura?
NV - Sim, mas não apenas por pessoas relacionadas ao universo Waldorf. Muita gente me procura apenas para fugir ao tradicional e acaba partilhando comigo que, com muito menos dinheiro e trabalho, fizeram um aniversário emocionante e alegre para crianças e adultos.
Pais e Filhos - Fale um pouquinho desse seu trabalho.
NV - Gosto de enfatizar que os aniversários podem ser iguais ano após ano, a mesma decoração, o mesmo teatro de bonecos, a mesma cerimônia. Isso pode soar estranho em um mundo que exige sempre novidade e superação. Porém, reviver permite o aprofundamento das emoções ao mesmo tempo em que possibilita à criança antever a experiência, deixando-a mais segura e tranquila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua criatividade rolar aqui.