terça-feira, 3 de maio de 2011

Hortinhas em pequenos espaços

Pra quem curte um temperinho natural, umas ervas aromáticas, aqui vão sugestões práticas e fáceis de fazer.
Você pode plantá-las em qualquer latinha, panelas velhas, chaleiras, canecas, o importante é ter sempre a mão e fresquinho para incrementar a comidinha da família.

http://caramelosechocolates.blogspot.com/

Aqui, uma seleção que requer 4 horas de sol por dia, rega 3 x por semana e solo adubado:

1- MANJERICÃO - plante em vasos com no mínimo 30 centímetros de altura. Como as flores roubam o aroma das folhas, a dica é cortar seus botões. Dura 2 anos. Na cozinha combina com massas, sopas, molhos, saladas, linguiças e vinagres aromatizados.
2- ALECRIM - na fase adulta se torna um arbusto, então plante em vasos com no mínimo 30 centímetros de altura. A colheita dos galhinhos deve ser feita com uma tesoura de jardinagem, para não tirar lascas nem machucar a planta.  Dura 10 anos. Na cozinha tem um sabor acentuado e seco, não é apropriado para temperar pratos suaves, como peixes, por exemplo. Pelo mesmo motivo, combina com alimentos como cordeiro, porco e ovelha. Serve também para incrementar batatas rústicas (com casca) e vinagres aromatizados.
3- SALSINHA - prefira vasos ou canteiros pequenos. Na hora de colher, o segredo é cortar o galho e não apenas as folhas, deixando-o a um ou dois dedos de distância do solo. Rebrota até 4 vezes. Dura 6 meses. Na cozinha combina com molhos, sopas e consomês. Fica bem na decoração de pratos.
4- CEBOLINHA - precisa de solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Pode ser colhida até 4 vezes, rebrotando fácil e rapidamente. Dura 6 meses. Na cozinha combina com sopas, consomês, molhos, saladas, pratos de carne e de peixe, e legumes crus.
5-  HORTELÃ - colha sempre as pontas em crescimento para estimular os brotos. Não pode ser plantada com outras ervas no mesmo vaso, pois suas raízes agressivas matam as outras espécies. Depois de 15 dias já pode ser colhida. Dura a ano. Na cozinha pode ser adicionada à água, durante o cozimento de batatas e ervilhas, na preparação de molhos e em bebidas frias, sucos ou chás.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua criatividade rolar aqui.